Karate, o que é? 

 

Karate é uma palavra japonesa que significa “mãos vazias” O praticante de Karate utiliza, durante a sua prática as suas armas naturais, a inteligência e o corpo.- É uma arte altamente científica, tornando eficaz o uso de todas as partes do corpo com finalidades prioritariamente defensivas. A prática do Karaté-do sob a orientação de mestres e Instrutores qualificados traz benefícios inestimáveis para todos e sobretudo para a criança (encontrando-se ainda em estádio de formação intelectual).- O maior objectivo do Karate é o aperfeiçoamento do carácter dos seus praticantes, contribuindo para uma formação integral do homem. Assim, podemos afirmar que a prática correcta do karaté-do auxilia enormemente na EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO e DESENVOLVIMENTO físico e psicológico de quem o pratica.- O praticante ao educar o corpo e a mente através de treinos rigorosos aprende valores universais tais como humildade, disciplina, sinceridade, auto-controlo, e integridade moral.- Além de ser também um excelente meio de defesa pessoal, o Karate constitui uma forma ideal de exercício físico. Desenvolve a força, a velocidade, a coordenação motora e os reflexos, sendo por vezes indicado como terapia de algumas patologias físicas.os 4 Benefícios da sua Prática:

1- EXERCITA A CONCENTRAÇÃO – criando hábitos que ajudarão nos estudos e trabalho.

2- INCENTIVA AO RESPEITO E À EDUCAÇÃO – tornando-o mais compreensivo com os seus semelhantes, criando atitudes positivas dentro da sociedade.

3- DÁ CONFIANÇA e SEGURANÇA – fazendo sentir-se seguro das suas possibilidades nas diversas situações da vida quotidiana.

(inKarate)

4- COLOCA-O EM FORMA – Dando ao corpo a flexibilidade e coordenação motora necessária ao melhoramento da sua condição física através de um treino correcto e eficaz.- O KARATE-DO é para todos os sexos e IDADES, pois cada um treina de acordo com as suas capacidades.

 

 

Definições técnicas sobre o KARATE

 


 

Karaté-Do (空手道 - caminho da mão vazia) ou simplesmente karaté, é uma forma de budo (武道 - caminho marcial); uma arte marcial japonesa originária de Okinawa, foi introduzida nas principais ilhas do arquipélago Japonês, em 1922. No Karaté predominam as técnicas de defesas, socos e pontapés e não tanto, técnicas de projecções e imobilizações. O treino de Karaté pode ser dividido em três partes principais:
 
Kihon, Kata e Kumité.

Kihon (基本 - fundamentos) é o estudo dos movimentos básicos.

Kata (型 - forma, padrão) é uma espécie de luta contra um inimigo imaginário expressa em sequências fixas de movimentos.

Kumité (組手 - encontro de mãos) é a luta propriamente dita. Na sua forma mais básica é combinada (com movimentos pré-determinados) entre competidores para, posteriormente, alcançar o jyu kumite (combate livre ou sem regras). A forma desportiva, ou combate com regras, diz-se, Shiai-kumite.